PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o CURSO LIVRE DE INTERPRETAÇÃO da Theatron – Uma vivência em Artes Cênicas?

A Theatron – Uma vivência em Artes Cênicas, fundada em 2012, ministra o CURSO LIVRE DE INTERPRETAÇÃO para pessoas que desejam ingressar na carreira artística ou que desejam se utilizar das técnicas e da cultura teatral para seu aprimoramento pessoal. O Curso é divido em 03 Módulos, que não são cumulativos, degrau um para o outro, mas sim complemento. Cada Módulo tem duração de 01 ano com frequência de 01 vez por semana. São oferecidas 17 vagas por turma para melhor aproveitamento dos encontros e montagem do espetáculo. O Processo Seletivo para os Módulos “Comédia e Farsa” e “Drama e Tragédia” é feito através de prova de Redação agendada na Secretaria da Theatron, para o Módulo Extensão – TV, Cinema e Comédia Dell’Arte, apresentar cópia do DRT.

 

Como se matricular no Curso Livre de Interpretação?

Através de nosso site, podem se inscrever pessoas com idade mínima de 16 anos (ou completados até a data da matrícula) e cursando o Ensino Médio. Sem limite de idade, nosso curso permite unir pessoas de diferentes idades.

 

O curso é técnico?

Ministramos um curso livre, que não tem vínculo com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.  Por outro lado, a Grade Curricular, com sua carga horária, projeto pedagógico e espetáculos resultantes possuem o mesmo teor do Curso Técnico.

 

O curso oferece certificado?

Ao término das 764 horas do Curso Livre de Interpretação será emitido um Certificado, com Histórico Escolar e uma “pasta de documentos” contendo a comprovação da realização dos espetáculos conforme determinação do SATED.

 

É possível obter DRT ao final do curso?

Sim. Para isso, deverá apresentar a “pasta de documentos” ao SATED, responsável pela emissão do DRT que reconhece a profissão de ator.

 

Não tenho nenhuma experiência na área, posso frequentar o curso mesmo assim?

Sim. Além disso, nosso curso permite unir pessoas de diferentes idades para contribuição de cada um com sua bagagem cultural durante os exercícios.

 

Como é divido o curso?

O Curso Livre de Interpretação é divido em 03 Módulos, que não são de forma cumulativa, um degrau para o outro, mas expansão e complemento. Por isso, no Módulo Extensão – TV, Cinema e Comédia Dell’Arte, podemos incluir Artistas que desejam aprimoramento e conhecimento da Comédia Dell’Arte:

- Comédia e Farsa (indicado para iniciantes).

- Tragédia e Drama (indicado para iniciantes).

- Extensão – TV, Cinema e Comédia Dell’Arte (indicado para quem deseja aprimoramento e já possui DRT).

 

Qual é o tempo do Curso Livre de Interpretação?

A duração total é de 03 anos, com frequência de 01 vez por semana. Nos módulos “Comédia e Farsa” e “Tragédia e Drama” os encontros têm duração de 03 h. No módulo “Extensão – TV, Cinema e Commedia Dell’Arte”, cada encontro tem duração de 04 horas.

Em todos os módulos temos: Cinemateca (01 vez por mês na Theatron) e Atividades Extra Curriculares (02 vezes por mês e indicadas pela equipe da Theatron).

 

Quais são as turmas?

“Comédia e Farsa” e “Drama e Tragédia”: Terça-feira (19:30 h às 22:30 h) ou Sábado (11 h às 14 h ou 10 h às 13 h). Extensão – TV, Cinema e Comédia Dell’Arte: Sábado (14 h às 18 h).

 

O que é estudado em “Extensão – TV, Cinema e Comédia Dell’Arte”?

O Módulo se propõe como término do Curso Livre de Interpretação. Também pode ser frequentado por quem deseja aprimorar suas técnicas e expandir seu conhecimento, desde que o interessado possua DRT.

 

Quem faz parte da equipe da Theatron?

Os orientadores do Curso Livre de Interpretação são artistas profissionais, com sólida carreira teatral. Também são estudiosos e pesquisadores das artes cênicas em seus diversos campos de atuação.