Cia. Jangada de Portugal em São Paulo

Postado por em 26 dezembro, 2012 em Sem categoria | 0 comentários

Cia. Jangada de Portugal em São Paulo

“MÉDICO À FORÇA” em São Paulo

Teatro Commune – Rua da Consolação, 1218 – Consolação – São Paulo

De 20 a 24 de fevereiro de 2013

Jangada teatro apresenta a peça Médico à força, dirigido por John Mowat, no Teatro Commune, em São Paulo, e uma oficina subordinada ao tema “Comédia Física – o burlesco no teatro popular português”.

Como linha primordial de trabalho, assente sobre uma estética heterogénea, tem pretendido mostrar alguns dos melhores autores e criadores nacionais e internacionais. A acrescentar ao seu método, iniciou em 2002, a pesquisa formativa e performativa de formas animadas. A fusão das marionetas com o ator no mesmo palco, a par da música ao vivo, tem vindo a revelar-se uma das grandes mais-valias do projeto Jangada.

A própria multidisciplinaridade da Jangada permite-lhe, deste modo, uma maior abrangência ao nível geral das artes de palco. O forte cariz de itinerância e o intercâmbio regular com outras estruturas artísticas nacionais e internacionais vêm reforçar a sua posição e afirmação no contexto global do mundo do espetáculo. Outra das valências é a organização de certames, concretamente a organização do Folia (Festival de Artes do Espetáculo de Lousada) e Foliazinho (este último dedicado ao público mais jovem), os quais se têm vindo a destacar no panorama dos festivais tradicionais de teatro, por terem assumido desde a primeira edição uma programação multidisciplinar. Assim, estes dois eventos inserem na sua agenda as diversas áreas das artes do espetáculo, a saber: teatro, música, dança, marionetas, cinema e artes plásticas.

Nestes doze anos, a Jangada foi fazendo o seu percurso artístico, alicerçado em objetivos concretos a que se propõs desde o primeiro dia. A tendência tem sido a de um crescimento gradual ao nível do número de saídas para itinerância em Portugal e a internacionalização.

Agora, no Brasil, apresentam o espetáculo Médico à força, a partir do clássico homónimo de Molière, sob a direção do encenador inglês John Mowat. A peça privilegia o jogo físico do ator e destaca o seu virtuosismo criativo. Com base no proceso de criação do espetáculo, será promovida em São Paulo, uma oficina subordinada ao tema Comédia Física – o burlesco no teatro popular português. Este workshop, para além da abordagem técnica dos mecanismos provocadores do riso, pretende aproximar e promover dentro da comunidade paulista interessada a linguagem e o processo criativo que deram origem ao objeto final Médico à força.

Ver mais informações em: http://www.jangadateatro.com

http://anodeportugalnobrasil.pt/programa/cultura/medico-a-forca-em-sao-paulo

  Jangada teatro é criada em 1999, com sede no Auditório Municipal de Lousada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>