Sobre

Nós realizamos produções culturais a mais de uma década!

THEATRON – Marcos Thadeus Produções

A THEATRON realiza produções culturais há mais de uma década.
A empresa é dirigida pelo artista MARCOS THADEUS. Mestre em Teoria e Prática do Teatro na ECA-USP, pós-graduado em Gestão e Produção Cultural na FAINC – Santo André – SP.
Os trabalhos realizados são espetáculos teatrais, exposições, livros e cenografia. Elabora e administra projetos culturais desde a formatação até a prestação de contas, nas leis de incentivo: Rouanet e ProAC-ICMS. Também atua na área da formação artística realizando cursos e oficinas em: Interpretação, Produção e Gestão Cultural, Cenografia e Indumentária e História do Teatro.

Produz a companhia teatral AS TIAS, que estreou em outubro de 2015 o espetáculo: CABARÉ LITERÓTICO MUSICADO, com poemas luxuriosos interpretados, cantados e declamados pelas atrizes acompanhadas de um músico. A montagem teve três temporadas na cidade de São Paulo. Em 2018, As Tias foi contemplada com o Prémio Zé Renato de Teatro da Cidade de São Paulo que possibilitou a montagem: Quando Ismália enlouqueceu. E em 2021, encenou “...E o céo uniu dois corações”, clássico do circo teatro Antenor Pimenta, que ficou em cartaz no Teatro Giostri, na cidade de São Paulo, em outubro de 2021.
Desde 2015, a Theatron produz o CORAL VOZES com recursos da Lei Rouanet, sob regência do maestro Vinícus de Novaes, na cidade de Piracicaba – SP. Com o coral realizou cinco concertos espetáculos que excursionaram por várias cidades do interior paulista.

A Theatron realizou o espetáculo teatral LYSON GASTER NO BOROGODÓ, com dramaturgia de Fábio Brandi Torres, direção artística de Carlos ABC, direção e composição musical de Tato Fischer e roteiro e pesquisa de Maria Eugênia de Domenico. O espetáculo ficou em cartaz no Teatro Alfredo Mesquita em dezembro.2019 e no Teatro Itália nos meses de janeiro e fevereiro de 2020.
E, em 2021, fez a coordenação editorial e lançou o livro “O ABC DE CARLOS ABC” de Maria Teresa Silva Martins de Carvalho, uma biografia artística de Carlos ABC que trabalha desde a década de 1970 nas artes cênicas e no carnaval, tendo seu principal eixo de pesquisa a preservação e a construção da cultura caipira interiorana.

Marcos Thadeus Mestre em Teoria e Prática do Teatro na ECA-USP, 2019. E pós-graduado em Gestão e Produção Cultural na FAINC – Santo André – SP, 2015.
Iniciou sua carreira artística no Grupo de Teatro da Unimep no começo da década de 1990 e com os amigos fundou o Grupo de Teatro Origens e Vícios. Em 1993 esteve no grupo de teatro Hadeuses da Esalq-Usp, e participou como ator da montagem O despertar da Primavera.
No começo da década de 2000 estudou e atuou na CETA – Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba, que foi dirigida por Marcília Rosário, Reinaldo Santiago, Gustavo Trestini e Simoni Boer. Participou como ator de três montagens: Vera Cruz, Brasil primeiros tempos, Fuenteovejuna e A alma boa de Setsuan.
Na cidade de Piracicaba dirigiu os espetáculos: Ao encontro do Sol, 1995, com o Grupo de Teatro Origens & Vícius; Medéia, 2005, com a Cia. D´Vergente de Teatro.
Desde 1991 participou como ator da encenação Paixão de Cristo de Piracicaba, da Associação Cultural e Teatral Guarantã. E de 2007 até 2018 foi diretor de produção da montagem piracicabana. Em 2019 assumiu a direção artística. Em 2020 e 2021, num processo “pandêmico” dirigiu a montagem para exibição on line.
Em 2011 atuou no espetáculo A“O Mentiroso” de Carlo Goldoni, sob direção de Maria Eugênia de Domênico, no Teatro Commune na cidade de São Paulo.
No ano de 2015 fez a Coordenação Editorial do livro “Paixão de Cristo, Paixão de Piracicaba”de Maria Teresa Silva Martins de Carvalho, que narra as encenações da Paixão de Cristo de Piracicaba da Associação Cultural e Teatral Guarantã. E a produção executiva do livro: ACia de Teatro Balagan – 15 anos.
No campo das exposições, trabalhou na produção de:A MÁSCARA TEATRAL NA ARTE DOS SARTORI, 2008 (Caixa Cultural),CYRO DEL NERO – Um panorama do trabalho de Cyro del Nero em mais de 60 anos de cenografia, 2011 (Parque do Engenho Central – Piracicaba – SP) e OLHARES E PERSPECTIVAS DA PAIXÃO por Gabriel Chaim, 2016 (Parque do Engenho Central – Piracicaba – SP).
Em 2010 fundou sua produtora THEATRON, que produz As Tias Cia Teatral, na cidade de Sâo Paulo e Coral Vozes, em Piracicaba. Além de produzir e atuar na montagem Lyson Gaster no borogodó.

Produções

Produções realizadas pela Theatron

Desde 2014, a Theatron produz o CORAL VOZES com recursos da Lei Rouanet, sob regência do maestro Vinícius de Novaes, na cidade de Piracicaba – SP, com os concertos: Nascer sempre com as manhãs em 2015 e Negro: forte e destemido em 2016.

Numa parceria com o diretor Carlos ABC, o Coral Vozes montou os concertos cênicos: Piracicaba que eu adoro tanto! em 2018 numa declaração de amor à Piracicaba que completara 250 anos. Em 2019, ainda com Carlos ABC na direção artística e dramaturgia, montou Vozes caipiras, com inspirações nos poetas e músicas do cancioneiro caipira do interior.

Em 2020 / 21, durante o período pandêmico, apresentou o concerto cênico Rádio Vozes do Brasil, com dramaturgia e direção artística de Carlos ABC e regência do maestro Vinícius Novaes. A montagem, que comemorou os 15 anos do coral, apresentou cenas do cotidiano dos estúdios do rádio e suas canções que marcaram sua era de ouro.

ECada concerto musical ou cênico realizou dez apresentações na cidade de Piracicaba e em outras seis do Estado de São Paulo. Todas as sessões com ingressos gratuitos.

A companhia teatral AS TIAS, produzida pela Theatron, estreou em outubro de 2015 com o espetáculo Cabaré Literótico Musicado, com poemas luxuriosos interpretados, cantados e declamados pelas atrizes acompanhadas de um músico. A montagem teve três temporadas na cidade de São Paulo.

O espetáculo recebeu o prêmio JURI, no 1º Festival de Teatro de Passos – MG, em 2017.

Em 2018, As Tias foi contemplada com o Prémio Zé Renato de Teatro da Cidade de São Paulo que possibilitou a montagem: Quando Ismália enlouqueceu. Assim descreveu o crítico José Cetra: Quando Ismália Enlouqueceu não pretende revolucionar a cena teatral brasileira, mas é espetáculo digno e divertido que enaltece de maneira lúdica a literatura e a poesia brasileira, não caindo em momento algum no didatismo. Isso não é pouco! Crítica de José Cetra publicada em 20/01/2019, disponível em palcopaulistano.blogspot.com.

E em 2021, encenou ...E o céo uniu dois corações, clássico do circo teatro Antenor Pimenta, que ficou em cartaz no Teatro Giostri, na cidade de São Paulo, em outubro de 2021.

O crítico José Cetra escreveu no Palco Paulistano: “O elenco da peça é uma delícia à parte, composto por quatro senhoras e dois senhores que fazem de tudo em cena e a cada ato interpretam um outro personagem ...E o céo uniu dois corações é hora e meia absolutamente imperdível de muita emoção e muita alegria.”

LYSON GASTER NO BOROGODÓA Theatron produziu o espetáculo teatral Lyson Gaster no borogodó, com dramaturgia de Fábio Brandi Torres, direção artística de Carlos ABC, direção e composição musical de Tato Fischer e roteiro e pesquisa de Maria Eugênia de Domenico.
No elenco: Alexia Twister, André Kirmayr, Bruno Parisoto, Felipe Calixto, Giovani Tozi, Marcos Thadeus, Patrick Carvalho e Tiago Mateus. E os músicos: Tato Fischer e Henrique Vasquez.
O espetáculo ficou em cartaz no Teatro Alfredo Mesquita em dezembro.2019 e no Teatro Itália nos meses de janeiro e fevereiro de 2020.
A montagem contou numa revista musical a carreira artística da atriz Lyson Gaster, que se consagrou e excursionou com sua companhia teatral por diversas cidades do país nas décadas de 1920 à 1950. O espetáculo revigorou fatos importantes dos palcos brasileiros e resgatou parte da história cultural do país.

Livros

Audio Livro ou em PDF

Redes Sociais

Acompanhe as últimas publicações